linkdoestadao.jpg:.: Há tempos acho o Link, do Estadão, o mais inteligente caderno de informática dos chamados jornalões. Informativo, sem ser pedante ou técnico demais, pode ser lido pelo mais cru dos leigos, ou pelo mais inserido dos digitais.

:.: No caderno desta semana, um perfil quase entrevista do designer de moda Alexandre Herchcovitch é bem ilustrativo sobre o que pode ser a diferença entre Web e Internet. O estilista diz que, para buscar inspiração para as suas coleções, prefere recorrer a livros, revistas, textos e viagens. “A forma de pesquisar está viciada. Todo mundo pensa que basta digitar uma palavra-chave no Google e pronto.”

:.: Por outro lado, Herchcovitch assume que “90% das minhas conversas são por e-mail ou mensageiro instantâneo. Falo o mínimo por telefone”. E dispara, politicamente incorreto: “se o notebook dá problema por um dia que seja (…) fico aleijado sem ele.”

:.: A dúvida que surge, então, é: o Alexandre gosta de Internet, mas não usa muito a Web, ou desconfia da Web, mas não vive sem a Internet? Para esclarecer, resolvi transcrever aqui uma versão de um trecho da Webopedia:

A diferença entre Internet e World Wide Web

“Muita gente usa os termos Internet e World Wide Web (ou apenas Web) indistintamente, mas de fato os dois termos não são sinônimos. A Internet e a Web são duas coisas separadas, embora relacionadas.

A internet é uma gigantesca rede de redes, uma infraestrutura em rede. Ela conecta milhões de computadores globalmente, formando uma rede em que qualquer computador pode comunicar-se com qualquer outro computador deste que ambos estejam conectados à Internet. A informação que viaja pela Internet o faz por meio de uma variedade de linguagens conhecidas por protocolos.

A World Wide Web, ou simplesmente Web, é uma maneira de acessar informação por meio da Internet. É um modelo de compartilhamento de informações construído sobre a Internet. A Web usa o protocolo HTTP, que é apenas uma das linguagens utilizadas na Internet, para transmitir informações, e serve-se de browsers, como o Internet Explorer, para acessar documentos chamados páginas (home pages), que estão ligados uns a outros por meio de hyperlinks. Documentos Web também contém gráficos, sons, textos e vídeos. 

A Web é apenas uma das maneiras pelas quais a informação pode ser disseminada pela Internet. A Internet, não a Web, é utilizada ainda para e-mail, Newsgroups, Instant Messaging e FTP. Portanto a Web é apenas uma parte da Internet, embora uma grande parte, mas os dois termos não são sinônimos e não devem ser confundidos.”

:.: E então, qual é mais o seu estilo: a Web ou a Internet?

About these ads