:.: Cyber Monday foi uma expressão criada no ano passado, pela Federação Americana de Comércio, para se referir ao início da temporada de compras on-line para o Natal. É uma derivação de outra expressão, antiga, a Black Friday, que nos EUA seria logo após o dia de Ações de Graças, quando usualmente as lojas fazem promoções.

:.: A escolha da segunda-feira não é à toa, se baseia em pesquisas que dizem que as compras neste dia, e neste período do ano, seriam bem maiores que normalmente. Há sites de e-commerce que questionam esses dados, mas tenho certeza que não acham ruim a repercussão.

:.: O conceito se popularizou por lá, e caiu na rede. Tanto que vários sites de compras estão em liquidação. Pena que não vendam para o Brasil. Aqui, de acordo com números da empresa de marketing on-line e-bit, as vendas do comércio eletrônico devem bater um recorde neste Natal, movimentando cerca de R$ 755 milhões (um crescimento de 64% em relação ao ano passado).

:.: Para que a gente não se sinta excluído nesta Cyber Monday, vale lembrar que, embora poucos, o Brasil também tem seus sites de comparação de preços, e de opiniões de usuários.  Saiba como eles funcionam aqui. Se preferir, vai uma pequena lista:   buscape.jpg 
> Divide os produtos em mais de 32 categorias, incluindo preços de combustíveis e tarifas bancárias. Base de dados atualizada diariamente, ou de 6 em 6 horas. Desde maio de 2006, se fundiu ao Bondfaro.

bondfaro.jpg > Tem como mascote um cão Bloodhound, de melhor faro do mundo. Destaca que o diferencial é o software proprietário. Está em vários países.

 jacotei.jpg

> Tem recursos exclusivos, como gráficos que permitem conhecer as variações de preços de um produto, a “prancheta eletrônica”, para fazer anotações, ou ainda o alerta, que avisa o usuário por e-mail quando o produto alcançar um preço pré-definido.

 ebit.jpg

> Ligado a uma empresa de pesquisa de marketing on-line, permite que o consumidor classifique as lojas com medalhas de bronze, prata, ouro ou diamante, o que pode ser um bom referencial. 

igshopping.jpg > Pode ser uma opção interessante, como o UOL Shopping, que citei aqui. Vale a pena ainda ler este artigo, e este outro.