If a Blog Falls

– “Se uma árvore cai na floresta, e ninguém bloga a respeito, isso faz alguma diferença?”

:.: Sei não, mas quando vi essa charge achei que tinha muito a ver com busca na Web. Por um lado, porque demonstra a força dos blogs, e por extensão da internet. Por outro, cá pra nós, porque pode revelar na verdade uma baita pretensão.

:.: De qualquer forma, o que não é dito pelo chargista é que a inspiração para o cartoon vem de um dito filosófico do irlandês George Berkeley: “to be is to be perceived” (ser é ser percebido). Diz ele que ““If a tree falls in the forest and no one is there to hear it, does it make a sound?” (Se uma árvore cai na floresta e não há ninguém lá pra ouvir, isso faz algum barulho?)

:.: A frase é uma das 11 escolhidas pelo neatorama como as melhores citações filosóficas de todos os tempos.

:.: E já que estamos refletindo sobre as grandes questões da existência humana, algumas dicas de busca sobre filosofia:

Argos: serviço que indexou o conteúdo de alguns sites listados no Diretório de Links de Filosofia. Funciona como uma busca específica de filosofia em sites selecionados, com conteúdo em português.

Lechuza: mecanismo de busca especializado em filosofia. Em espanhol.

Sobresites de Filosofia: pra quem não conhece, o Sobresites é uma reunião de guias especializados em diversas áreas, geralmente escritos por quem entende dos assuntos. Tem de hinduísmo a video-games. O guia de Filosofia vale a visita. Foi editado por Luiz Fontenelle.