kayak.jpg:.: Se tem uma coisa que não dá mais pra imaginar sem a ajuda da internet é a organização de uma viagem.

:.: Claro que é sempre possível se lançar ao mar usando apenas uma bóia, ou seja, claro que é possível tentar achar as informações que você quer pesquisando no Google ou em outras ferramentas de busca tradicionais. Mas se você tem pressa ( e quem não tem?) e quer resultados mais precisos, o melhor caminho é uma ferramenta de busca especializada em viagens.

:.: Ultimamente, tenho gostado muito do Kayak (ou será da Kayak?). Ele reúne informações de centenas de sites de viagens, companhias aéreas, hotéis, aluguel de carros e mesmo fóruns de discussões.

:.: A página inicial é simples. Basta dizer de onde você quer ir e pra onde , com data, número de passageiros,   e procurar, digamos, por vôos disponíveis. Na primeira resposta, vêm todos os possíveis e com lugares vagos.  Mas aí entram em ação os recursos que só uma ferramenta especializada pode oferecer.

:.: O Kayak informa que aquele volume de respostas é muito grande, e oferece uma série de filtros interessantes, em que não é preciso escrever nada, basta arrastar barrinhas de um lado para o outro. Filtre por horário de saida e chegada, ou duração do vôo, ou preço. E o Kayak refaz a busca. Aquele resultado que você achar interessante, pode ser detalhado, e marcado. Se preferir, mande um e-mail com aquelas informações. Ou salve a sua busca. Ou siga pesquisando, por exemplo, por hotéis.

:.: Sobre os hotéis, aliás, é possível filtrar por categoria, marca, preço e até mesmo escolher apenas aqueles que ficam a determinada distância de alguma região naquela cidade, como o centro, por exemplo, ou um monumento específico.

:.: É possível aproveitar a experiência de outros usuários  já que o Kayak tem fórum de discussões e um serviço chamado Buzz, que indica viagens a partir de buscas feitas por outros usuários, ou marcadas como favoritas. Além de que é importante considerar que entre os sites pesquisados estão uma série de outros, já especializados, ou guias de viagens, como o Frommers.

:.: E se preferir, você pode assinar a newsletter, ou receber dicas de tarifas mais baixas por e-mail (se você é do tipo que acha que anúncios nem sempre são spam e também podem ser considerados informação).

:.: Taí. Ponto para a busca vertical, como tem sido chamado esse tipo de especialização, em que serviços se dedicam a um segmento específico em busca de melhores resultados. Neste caso, encontram.